segunda-feira, 29 de março de 2010

Dois lados da mesma moeda

Escutamos tanto que devemos ter ética e tal, aquele blablabla todo. Enfim ter ética é fazer as coisas certas conforme uma conduta, uma moral, ou é agir certo para poder encher o peito e dizer "EU SOU ÉTICO". Não sei se estão conseguindo me entender, mas então vamos logo ao ponto. Nessa minha longa estrada de cursos e afins, me deparei com um professor que acho que posso dizer com todas as letras: ele sim é realmente ético. Entre outros exemplos citarei aqui um que pode até parecer tolo, mas para mim foi uma das melhores demonstrações de uma boa conduta. Um dia estava lá meu professor dando aula ( claro, isso geralmente é o que os professores fazem) , que por pura coincidência a matéria era sobre ética e moral. Foi então que o supervisor do SENAI, lugar onde eu faço o curso, chegou lá e disse que iria observar a aula para ver se o meu professor estava fazendo tudo certo. Ele então sentou no fundo da sala e ficou observando.
Meu professor tem um costume de nos dispensar sempre uns 10 ou 15 min mais cedo, nosso horário de ir embora é 17:30 e sempre saímos antes de 17:20, isso claramente foge da normas do SENAI, uma instituição séria. Quando estava quase dando 17:20 meu professor, como faz todos os dias, disse que poderíamos ir embora e todos começaram arrumar suas coisas. Foi aí que o supervisor falou "Professor você está errado, esta agindo contra as normas e aqui não permitimos que saiam antes do sinal" e meu professor falou " Sei bem que estou fazendo errado e imaginava que diria isso. Porém os dispenso todos os dias esse horário. O senhor esta aqui para supervisionar meu trabalho diário então tenho que agir conforme as coisas que faço todos os dias".
O professor mudou seu hábito de nos dispensar mais cedo, e a partir desse dia passei refletir muito sobre esse assunto. Porque sendo sinceros, quem de nós dispensaria na hora errada mesmo sabendo da presença do supervisor?
Me inspiro em atitudes assim, ele pode ter errado como professor, mas como pessoa ele acertou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário